• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Piso Radiante

Aquecimento por piso radiante consiste numa tubagem embutida no piso de cimento, distribuída por toda a superfície a aquecer. Nesses tubos circula água quente (a baixa temperatura, comparativamente com outros sistemas) produzida geralmente por uma bomba de calor, pois é a fonte de calor mais indicada.

A água transmite o calor ao piso através dos tubos de polietileno recticulado de alta densidade LK-Pex-a com barreira de oxigéneo ou multicamadas Pex-c/Al/Pex-c, e o piso, por sua vez, vai transmiti-lo ao ambiente da habitação.

No passado, o aquecimento por piso radiante tinha uma reputação de ser um piso demasiado quente, com sensação de mal estar. Hoje em dia, graças á evolução dos sistemas existentes, essas desagradáveis sensações deixaram lugar à um conforto realmente excepcional. O tubo integrado numa placa isolada em poliestireno expandido, limita os desperdícios de temperatura e melhora assim a sua eficácia e desempenho.

Como fonte de calor, o sistema mais aconselhado é a Bomba de Calor.

Vantagens do piso Radiante?

Invisível

Integrado no piso, o sistema radiante, transmite o conforto ao interior da moradia e é discreto. Total liberdade na decoração dos compartimentos;

Saudável

A aplicação do piso radiante é aconselhável, nos infantários, lares da terceira idade, hospitais, igrejas, moradias familiares, etc;

Estética

Com o piso radiante, desaparecem da sua habitação os incómodos radiadores que até agora limitavam.

Chão e paredes totalmente livres, facilitando a limpeza e a decoração das dependências. Janelas maiores e sem nenhum elemento que possa entorpecer a decoração e a arquitetura do edifício, são enormes vantagens.

Mais limpo e confortável

Como o piso radiante trabalha com temperaturas baixas, não provoca turbulências no ar e, portanto, evita a acumulação do pó e manchas desagradáveis nas paredes;

Com o aquecimento por piso radiante, poderá obter uma temperatura uniforme em toda a superfície da habitação (aproximadamente 22º C) desaparecendo assim as zonas frias e quentes, características dos aquecimentos tradicionais;

O aquecimento por piso radiante elimina o efeito de “paredes frias” e permite respirar um ar mais fresco e por consequência aumenta a sensação de bem estar (mantém o grau de humidade natural do ambiente) e garante uma temperatura homogénia e personalizada por compartimento.

Ecológico

Dadas as baixas temperaturas utilizadas, o piso radiante pode ser combinado com sistemas de painéis solares ou outras energias alternativas.

Economia de Energia

Contrariamente aos sistemas de aquecimento por radiadores que necessitam de uma temperatura média da água a 80º C, nos circuitos de aquecimento por piso radiante é suficiente uma temperatura média de 35º C - 45º C. O piso radiante aquece sobre uma superfície muito grande e, por consequência, necessita apenas de uma temperatura muito baixa. Isto é, a superfície do chão mantém aproximadamente 23º C - 24º C e a água que circula nas serpentinas aproximadamente entre os 35º C e os 45º C.

O piso radiante transmite o calor a todas as partes e, portanto pode dar o mesmo conforto a 18º C que um sistema tradicional dá aos 20º C.